Olá! Você gostaria de receber as notificações desta loja?


X

Blog

Guia de materiais mais confortáveis de calcinhas e sutiãs

Guia de materiais mais confortáveis de calcinhas e sutiãs

14/06/2019 08h00 | BY Pink Lingerie
594

Os materiais das peças íntimas são de extrema importância quando falamos em conforto. Antigamente, os mais utilizados eram a borracha, couro, seda, rayon, flanela, chemise, satin, crepe e poliéster.

Além disso, as calcinhas não eram tão populares até a década de 30 e os sutiãs só apareceram em 1905. Sem apelo estético eram usados para aquecer e cobrir apenas.

A seda ficou popular na década de 40 e 50, mas muitas peças eram feitas de algodão. O nylon fez sucesso, pois secava rápido. Porém não absorvia o suor, causava odores e era desconfortável no calor. Já o charmode era confortável e tinha bom caimento.

Ao longo do tempo, os tecidos evoluíram e as novas tecnologias proporcionaram opções mais baratas e resistentes. Conheça alguns mais usados na moda íntima.

Algodão

Sem dúvidas, o algodão é o tecido mais confortável de calcinhas e sutiãs. A fibra é natural e além de absorver bem o suor causa menos alergias.

O toque é suave, além de ser fácil de lavar. No entanto, a qualidade está ligada a quantidade de fibras usadas nas roupas. Portanto, não basta ser apenas de algodão.

Os tecidos de fibra longa e penteada são os melhores, não criam bolinhas e são mais duráveis. Porém não possui muita elasticidade, por isso, outros materiais podem ser misturados a exemplo do elastano (cotton).

Viscose

Esse tecido é leve, fresco, mas amassa com facilidade. Apesar disso, é muito confortável em lingerie. É feita a partir de celulose, mas produzida sinteticamente.

Renda

A renda tem aspecto delicado e pode ter diferentes desenhos. É leve e os modelos sem costura oferecem conforto extra. Normalmente é feita de viscose com poliéster e os fios são entrelaçados em tramas abertas.

Cetim

O cetim tem o toque e suavidade parecidos com a seda, mas são mais baratos. Pode ganhar elasticidade com mistura de elastano e fica bem em sutiãs e calcinhas.

Malha

A malha é um material maleável e macio ao toque. Os fios entrelaçados não têm pontos fixos e isso faz a trama ser confortável.

Poliamida

É um material sintético e difere do poliéster. Sua matéria-prima é um componente químico (polímero termoplástico) e pode ser misturado com fibras naturais.

O toque é macio, absorve bem o suor, tem elasticidade e seca bem. Muito usada em roupas de ginástica, esse tecido na moda íntima pode ganhar corte a laser e ter acabamento superior em calcinhas.

Lycra

Esse material é durável, leve, resistente, absorve bem a transpiração e confortável. A lycra é a mistura do elastano, que confere elasticidade com a poliamida. Por isso, adere bem ao corpo, garantindo flexibilidade nos movimentos.

Microfibra

Outro material sintético com entrelaçamento de fibras finas duráveis, de fácil lavagem, boa absorção, isola bem, macio, leve e com caimento bom. Geralmente ocorre a combinação de poliamida com poliéster.

Além disso, tem durabilidade boa, seca rápido, fácil de lavar e não desbota com facilidade mantendo as cores sólidas entre lavagens.

Seda

Feita da fibra produzida pelo bicho de seda é uma das mais nobres e caras. Porém, a maciez e suavidade ao toque é único. É um material delicado e deve ter cuidado na lavagem para não arranhar as fibras naturais.