Moda Praia
Moda Praia
Moda Praia
Até o final do século XVIII, as pessoas nadavam usando roupas íntimas ou sem nada, porque não sentiam necessidade de usar trajes especiais para isso.
Mas tudo mudou com a chegada do turismo e com o surgimento das roupas de banho, que foram mudando e se adaptando à passagem do tempo, de acordo com às novas exigências da sociedade. Neste post você vai conseguir observar como a humanidade começou a se despedir de certas restrições e quais acontecimentos deixaram suas marcas em maiôs, biquinis e sungas que conhecemos hoje na moda praia 2020.
Moda praia na década de 1910
Bem longe de nossa realidade, a moda praia da década de 1910 era bem restrita e tímida neste quesito. Com a chegada do transporte ferroviário, tornou-se mais rápido viajar para lugares mais distantes, como praias e campos – fator que contribuiu para o desenvolvimento do turismo que conhecemos hoje.
Com isso, a necessidade de uma roupa da qual não fosse constrangedora foi criada para as pessoas da classe alta ir a praia. As mulheres usavam uma espécie de vestido com calças. Já os homens, nadavam usando shorts com a parte de cima fechada. Tudo para não constranger os bons hábitos da época.
Moda praia na década de 1920
A influencia dos Jogos Olímpicos impactaram na aparência das peças de praia e piscina. A natação foi incluída no programa de competição e com isso, começaram surgir modelos que até nos remetem um pouco aos modelos de maiôs que conhecemos hoje em dia.
Moda praia na década de 1930
Na década de 1930, a aparência dos trajes de banho permaneceu a mesma, mas surgiram diferentes cores. Além disso, graças a Coco Chanel a pele bronzeada entrou na moda, então as mulheres começaram a destacar seu bronzeado, usando acessórios. E os homens começaram a mostrar seu torso e a aparecer em público apenas usando shorts.
Moda praia na década de 1940
Podemos dizer que o nosso querido biquíni nasceu nesta época, graças a revolucionaria ideia do estilista Louis Réard que notou algumas mulheres enrolando as bordas das roupas de banho na praia para conseguir um bronzeado uniforme.
Moda praia na década de 1950
O mundo do cinema não podia deixar biquíni fora das telas, pois as garotas usando essa peça atraíam o público, tornando cada filme uma garantia de sucesso nas bilheterias. A primeira mulher que se atreveu a aparecer de biquíni fora de um set de filmagem foi a adorável Brigitte Bardot, em uma praia em Cannes, na França com um modelo de biquíni tomara que caia!
Moda praia na década de 1960
Os maiôs com bojo se tornam populares, e as mulheres loucas por moda optaram por modelos diferentes de roupas de banho, mas o importante era que fossem feitos de um novo material elástico e de secagem rápida chamado lycra.
Moda praia na década de 1970
As jovens já não conseguiam resistir ao biquíni e, depois de vencer a própria timidez, começaram a comprar peças confortáveis para tomar Sol. Os fabricantes inspiraram-se tanto na demanda por esse modelo, que começaram a adicionar terminação “quini” em todas as outras peças de banho. Assim, por exemplo, surgiu o monoquíni: um modelo de peça única com cortes profundos nas laterais.
Moda praia na década de 1980
Na década de 1980, a moda dos maiôs voltou, pois começaram a se popularizar as festas na borda das piscinas. Mas as mulheres que iam para a praia para pegar um bronzeado optavam pelo biquíni, que acabou se tornando cada vez menor.
Moda praia na década de 1990
Na década de 1990, muitos assistiram a S.O.S. Malibu, e o momento mais espetacular da série era ver Pamela Anderson e seus colegas de elenco correndo em câmera lenta. Claro, ninguém conseguiria esquecer dos “uniformes” das garotas: um maiô vermelho que se tornou muito popular.
Moda praia nos tempos atuais
Nesses anos, os biquínis minúsculos voltaram a ocupar o primeiro lugar na moda, mas foram complementados com peças de diferentes tamanhos: desde saias minúsculas a cangas, com as quais se podia fazer um vestido ou uma saia longa.
Na década de 2010, os modelos desconfortáveis voltaram: os monoquínis (que ficam lindos, mas acabam com o bronzeado) e a parte de cima na maioria das vezes sem alças, no estilo “tomara que caia”, que só as garotas com sorte conseguiam “domar”.
Este ano, a moda retrô de cintura alta está no topo da moda, assim como os de estilo sporty chic em tons chamativos neon e o biquíni clássico, modelo ideal para conseguir um bronzeado mais uniforme. E você? Qual modelo de peça de banho você prefere? Confira em www.pinklingerie.com.br