Lingerie cápsula é uma forma consciente de usar as peças íntimas, seja para quem deseja ser minimalista ou apenas tem pouco espaço para guardar. Nesta modalidade, um closet básico com peças essenciais e chaves, beneficiarão para combinar e aumentar a variedade de composições com melhor aproveitamento do que tem no armário.
Montar um kit assim fará você usar menos peças, mas de forma mais versátil, do que ter o guarda-roupa abarrotado de lingeries que nunca usa.

Lingerie Cápsula: como montar
Antes de começar a montar a lingerie cápsula, faça uma revisão dos sutiãs, calcinhas e conjuntos que possui. Dê uma olhada em cada uma e confira se ela está em boas condições ou não.
Isso quer dizer, ver se o tecido ainda está bom, sem partes repuxadas, furos ou rasgos. Repare nas cores e detalhes, se estão bem conservadas ou desbotadas. Não tenha medo de descartar as que tiverem assim ou não puder fazer reparos.
Veja quais usa mais e os motivos. Identifique também suas necessidades quanto a lingerie, pense nas ocasiões sociais, familiares, de trabalho, lazer. Por exemplo, para eventos de lazer externo precisará de lingerie de algodão, um sutiã que caia bem na roupa que usa para trabalhar, etc.

Mix variado, básicas com trends
A dica é escolher peças de qualidade, confortáveis e que você ache bonitas. Faça um mix com metade de peças básicas e outra com as tendências da moda para dar variedade.
Combine as peças dos conjuntos e pense na coordenação estética, que possam ser usadas juntas ou separadas. Os itens básicos da lingerie cápsula geralmente compõem, sutiãs, calcinhas, camisolas, pijamas e modelador. A ideia é ter modelos versáteis e de qualidade.

Benefícios
Fazer isso trará alguns benefícios da vida prática, além da parte sustentável. Com menos peças, terá menos dúvidas em relação a escolhas, terá uma visão maior de suas lingeries, eliminando as chances de ter peças que fiquem sem uso e ficará pronta em menos tempo. Também aumenta o tempo de troca das lingeries para ter como testar mais ao investir em kits de lingerie cápsula de forma sazonal, ou seja, de 3 em 3 meses a cada troca de estação.
Imagine ter um certo número de peças para o inverno, primavera, verão e outono, de acordo com as suas roupas e necessidades. Esta forma dará espaço para criatividade e variedade, já que poderá escolher lingeries temáticas. Ter este olhar de planejamento beneficiará suas escolhas com mais previsibilidade e certeza de que sempre terá o sutiã certo para suas roupas e evitar compras desnecessárias.
Você deve achar um número adequado, de acordo com as necessidades. Por exemplo, alguém que pratique exercícios físicos deverá ter um maior número de tops.
Dê preferência aos seguintes tipo que costumam ser muito úteis, que são os sutiãs neutros, os push-ups, os sutiãs multifuncionais, modeladores e sem alça.
Se escolheu 10 sutiãs, tenha duas calcinhas que combine com cada peça, além de ter mais 5 extras para os dias do período menstrual.
Desta forma, terá uma variedade maior. Pense nas cores, tenha ao menos uma opção nas cores básicas: nude, branco e preto. Pense nos acessórios também como meias calças e conjuntos especiais.