É muito comum comprar o seu tamanho de sutiã usual de uma marca que não está acostumada e descobrir que o caimento não é exatamente perfeito. Isso ocorre pela falta de padronagem universal em relação a tamanhos, além das modelagens interferirem.

Se isso ocorrer não precisa ficar frustrada imediatamente, pois algumas coisas podem ser feitas para tentar consertar o caimento. Confira.


Primeiro, analise o que está errado

Antes de sair fazendo ajustes, precisará saber o que exatamente tem de errado para a peça não ficar perfeita em seus seios.

Como estão as alças? Estão largas e caindo dos ombros? Ou é a banda na base que fica repuxada na parte das costas. Os seios estão escapando por baixo das taças ou o volume não está completamente justo?

Saiba que alças, taças e bandas são os principais elementos que costumam indicar que o sutiã não está no caimento ideal e as áreas que podem ser consertadas.

Agora se você já checou o tamanho e caimento e eles estão conforme o que sempre usa, o estilo do sutiã pode não ser o mais adequado para você.


Faça os ajustes na área que identificou

Agora que já achou onde está o erro, é hora de fazer os ajustes. A banda central deve ficar justa mesmo com os braços levantados. Se esta parte subir quando fizer isso, deverá fazer ajustes e deixá-lo mais apertado. Isso pode ser feito arrumando o fecho colocando pontos extras.

Nestes casos, acessórios de lingerie serão ideais com fechos extras ou extensão de alças.

Já no caso de ter os seios escapando da taça, precisará de um tamanho maior. Se os seios não preenchem a taça por completo, precisará de um menor.

Caso esteja sobrando espaço pode usar bojos removíveis. Caso esteja pequeno na taça, não terá jeito a não ser trocar a numeração ou tentar um modelo diferente.

Além disso, a parte central que liga as taças deve ficar reta no osso do esterno sem ficar enrugada ou esticada demais. Caso tenha algo de errado com esta parte, também não terá muito o que ser feito em casa, pois faz parte da estrutura fixa.


Veja as tiras

Você se impressionará com o poder de ajustar as tiras do sutiã no caimento. Uma lingerie que não seja a ideal ficará repuxada nas costas e se eles ficarem caindo não é um bom sinal.

O caimento perfeito é ter um espaço de dois dedos entre a pele e a tira da alça, ou seja, sem ficar apertado demais. A principal função das alças é o de manter as taças no local correto, enquanto a banda deve manter o sutiã firme no local.

Se nada do que citamos acima adiantar, recomendamos que tire suas medidas com fita métrica, além de pegar um de seus sutiãs com caimento perfeito e dar uma olhada em sua estrutura e medidas para usar de referência na hora de comprar lingerie nova. Não esquecendo que existem diferentes modelos. Portanto, um sutiã balconet tem diferentes proporções de um push-up, por exemplo.