Todo mundo tem sua lingerie preferida e nem sempre aquele modelo lindo é facilmente encontrado de novo. Por isso, daremos dicas importantes para quem deseja manter suas peças por mais tempo. Confira.


1. Use um produto na lavagem adequado

Um bom produto de limpeza remove as sujeiras, além de preservar a elasticidade do tecido e estrutura das lingeries.

Existem alguns produtos específicos para serem usados nas peças íntimas, que tem pH adequado, além de não terem em sua composição, ingredientes que possam estragar tecidos delicados. Se for usar sabão em barra, sempre escolha os neutros.


2. Não lave em água quente

O calor é inimigo de tecidos com elasticidade e geralmente as lingeries têm em sua composição esta característica.

Por isso, a recomendação é sempre usar água fria ou morna. O elastano é colocado nas peças para melhorar o conforto e caimento em diferentes biotipos.


3. Nunca coloque na secadora

É sempre recomendado que tenha alguns modelos de lingerie na gaveta para alternar o uso e que possam secar ao natural, pois a máquina secadora é a inimiga de peças íntimas. O calor intenso usado estraga o material de calcinhas e sutiãs, além de ter risco de deformar partes.

Se está com pressa e não tem nenhuma peça reserva, pode usar alguns truques para acelerar a secagem, sem precisar recorrer a máquina. Use uma toalha de algodão para absorver a umidade antes de deixar no varal em local arejado.


4. Não use as mesmas peças por dias seguidos

O ideal é ter lingeries que possam ser alternadas e fazer uma rotação para prolongar o uso das calcinhas e sutiãs. Mesmo se tiver poucas peças, a recomendação é alternar lavando e usando, mas não em dias seguidos.


5. Armazene com cuidado

Nada de jogar todas as lingeries em uma gaveta sem o menor cuidado. Mantenha o formato das taças e armazene de forma separada em local adequado, arejado e seco. Os cabides de sutiã são ótimos para manter o formato das peças e as calcinhas podem ser colocadas em organizadores.

Se não tem espaço para usar cabide, pegue um pouco de papel higiênico e faça moldes para colocar nas taças e guardar na gaveta sem ter chance de deformar.

Se as gavetas já estão abarrotadas, pode separar uma caixa exclusiva para guardar lingerie de forma adequada e prolongar sua vida útil. Aquelas caixas transparentes de pvc são ótimas para fazer isso, além de deixarem uma visão prática para facilitar a vida na hora de se vestir pela manhã.

Também é recomendado usar produtos para evitar traças e outros insetos que podem arruinar os tecidos, sempre se preocupando em mantê-los no local, mas sem tocar nas peças para não estragar e não deixar aromas desagradáveis.

Seguindo nossas dicas acima, notará que suas lingeries durarão mais. Além disso, siga as instruções de lavagem na etiqueta e sempre tenha um número de peças adequados. Se possível, recomendamos montar um closet cápsula sazonal com calcinhas e sutiãs.